A Bolsa de Valores tem fundos de investimento formados exclusivamente para quem quer investir em sustentabilidade.
Não é de hoje que sustentabilidade deixou de ser tendência e virou obrigação no mundo dos negócios. Empresas investem cada vez em operações verdes, produtos com apelo ecológico e valores que representam o ideal sustentável. Mas, como isso influencia o investidor que quer montar posições em sua carteira de ações?
Será que empresas ESG – sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança – performam melhor quando o assunto é investir no longo prazo?
Negócio da sustentabilidade
Nos últimos anos, muitos investidores têm adotado a dinâmica de investir em sustentabilidade, lucrando enquanto contribuem com as questões ambientais. Por isso, dão preferência por ativos de empresas ESG. Esse movimento ganhou ainda mais força em 2021 com a realização da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). O evento trouxe o assunto novamente para o debate e o manteve em evidência.
Nesse sentido, muitas empresas também reafirmaram o compromisso de medir e melhorar suas práticas de governança. Por isso, o que se vê na Bolsa de Valores são ativos cada vez mais limpos sob o ponto de vista da sustentabilidade. As empresas que já tinham adotado essa nova maneira de fazer negócio se destacaram ainda mais e largaram na frente.
Sustentabilidade e competitividade
Para muitas empresas, investir em sustentabilidade é sinônimo de competitividade. E isso pode estar relacionado tanto às próprias questões do segmento de atuação quanto às motivações do mercado e legislação dos países. Outro diferencial é que, ao longo prazo, ser mais sustentável garante a otimização de processos produtivos.
O fato é que esse é um atrativo bastante interessante para novos investidores. Não somente pelas práticas sustentáveis, mas pelo reflexo que elas proporcionam para a gestão e perenidade da empresa. Além disso, empresas ESG são bem vistas por bancos, corretoras, gestoras de investimentos e, claro, pelos próprios consumidores que se identificam com a marca.
Não é realidade de todos
Porém, engana-se quem acha que sustentabilidade já é realidade em todas as empresas. Em 2021, o estudo realizado pelo Instituto FSB Pesquisa identificou que 60% das empresas não possuem estratégia de sustentabilidade. Foram entrevistados 400 CEOs e empresários que lideram organizações de grande e médio porte no Brasil.
Vantagens dos negócios sustentáveis
Quem investe em negócios sustentáveis não busca somente a preservação do meio ambiente. Confira as principais vantagens de empresas ESG e que trazem impactos positivos
- Otimização de processos.
- Redução de desperdícios.
- Maior nível de eficiência produtiva.
- Gestão voltada à inovação e novos mercados.
- Licença social, com engajamento de colaboradores, clientes e fornecedores.
- Grande valorização de suas marcas.
Como resultado desse conjunto, as empresas estão alcançado lucros maiores e crescendo de maneira sustentável. Além disso, para os investidores há uma entrega maior quando o assunto é perenidade da empresa. Isso é importante porque quem investe em ações tem como meta a construção do patrimônio no longo prazo.
Como escolher as empresas
O ponto de partida para quem busca empresas sustentáveis para investir é analisar índices da própria B3. A Bolsa possui indicadores e fundos de investimentos específicos. Confira os principais:
- S&P/B3 Brasil ESG: é um índice amplo que procura medir a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade e é ponderado pelas pontuações ESG da S&P DJI, em parceria a S&P Dow Jones.
- ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial): é um indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. O ISE B3 conta com o ETF ISUS11, gerido pela Itaú Asset Management.
Além desses índices, os investidores podem solicitar relatórios emitidos por bancos sobre setores e empresas. Por meio deles, é possível analisar os pontos positivos e negativos de cada segmento.
Certeza de lucro?
O Brasil ainda possui poucos dados para garantir que investir em negócios sustentáveis traz lucros maiores ou mais assertivos. Contudo, esta é uma realidade que pode ser observada em países com mercado amadurecido e cultura voltada às questões ambientais, como a Europa.
As empresas com notas superiores de ESG da Europa costumam ser mais rentáveis. Outro ponto positivo é que esses negócios costumam estar mais preparados para lidar com a volatilidade do mercado, adaptando-se mais facilmente diante de contratempos.
O que você pode ter certeza é que avaliar uma ação vai além dos aspectos de sustentabilidade. Quer aprender como garantir uma carteira rentável? Clique aqui e fale com a gente!