O que fazer com o dinheiro extra

OT Escola de Investimentos

Dinheiro extra - O que fazer

De dinheiro esquecido em banco a saque do FGTS, veja como investir melhor o seu dinheiro extra.

Incentivos para aquecer a economia brasileira não faltam, especialmente voltados à pessoa física nesta retomada pós-pandemia do coronavírus. Seja dinheiro esquecido em bancos, saque extraordinário do FGTS, restituição do imposto de renda ou primeira parcela do 13º salário, logo pode ser que você ou alguém da sua família seja contemplado com essa grana extra. Por isso, aí vai o alerta: não deixe esse dinheiro sumir!

Saiba como fazer essa quantia a mais render e até como investir melhor para multiplicar o valor recebido.

 

Dinheiro extra chegando

No calendário financeiro do brasileiro algumas datas já são bem conhecidas, como a restituição do imposto de renda e a primeira parcela do 13º salário para muitos trabalhadores e aposentados. Porém, também tem novidades neste ano: serviço de Valores a Receber e saque extraordinário do FGTS, ambas iniciativas conduzidas pelo Governo Federal. A seguir, entenda melhor cada uma delas.

 

Restituição do Imposto de Renda

Neste ano, a Receita Federal prorrogou a entrega da declaração do imposto de renda até o dia 31 de maio. Se você ainda não fez, fique atento! Quanto às datas da restituição, o primeiro lote será liberado no mesmo dia em que termina o prazo, ou seja, 31 de maio. O calendário de pagamento segue até agosto.

Para acompanhar a situação da sua declaração e a liberação do dinheiro extra, clique aqui.

 

Parcela do 13º salário

Muitas empresas, principalmente estatais, optam por pagar a primeira parcela do 13º salário até metade do ano. Quanto aos aposentados e pensionistas do INSS, o pagamento começou em abril. Os primeiros a serem contemplados foram as pessoas que recebem até um salário mínimo.

 

Dinheiro esquecido

Esse assunto já fez muita gente brilhar os olhos! Receber dinheiro extra sem, na teoria, fazer nada é o sonho de todo mundo. O Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central, permite que qualquer pessoa consulte se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira. E, caso tenha, realize o procedimento para resgatar o valor.

As consultas ao SVR estão temporariamente suspensas. Mas, você pode conferir as novidades clicando aqui.

 

Saque extraordinário do FGTS

No dia 20 de abril, os trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já começam a receber o crédito de até R$ 1 mil. O saque extraordinário conta com calendário de pagamento até o dia 15 de junho, sendo liberado de acordo com a data de nascimento do beneficiário.

ATENÇÃO! Quem tem crédito a receber, deve movimentar este dinheiro até o dia 15 de dezembro. Caso contrário, os recursos voltam para a conta do FGTS. Agora, se você não tem interesse nesse valor, já pode sinalizar isso no aplicativo do fundo.

 

Como usar o dinheiro extra

Para muitos brasileiros, contar com um valor a mais no orçamento do mês faz toda a diferença. Porém, é preciso cautela para pensar duas vezes antes de gastar. O melhor destino para esse dinheiro é:

 

1º QUITAR DÍVIDAS

Aproveite a entrada desse dinheiro para organizar e colocar em dia suas contas. Por isso, comece quitando as dívidas, principalmente as que têm juros maiores. E sempre tente renegociar. Este é um momento importante para você conhecer seus gastos, equilibrar seu orçamento doméstico e transformar sua vida financeira. A meta é a liberdade!

 

2º FAZER RESERVA DE EMERGÊNCIA

A reserva de emergência é o seu backup. Ou seja, é um valor fixo que você guarda para as emergências, como o próprio nome diz. Vai servir para cobrir eventuais despesas sem comprometer seu padrão de vida. Além disso, outro ponto importante é que ela lhe dará tranquilidade para conquistar seus objetivos e começar a investir, tomando decisões melhores.

Clique aqui para ver mais informações sobre como montar a reserva de emergência.

 

3º INVESTIR EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Só existe um caminho para valorizar seu dinheiro e buscar com mais autonomia a liberdade financeira: investindo em educação. Por isso, se você está com dificuldades em quitar dívidas, priorizar gastos ou até montar a reserva de emergência, isso é sinal de que precisa de treinamento profissional.

Além disso, para quem quer investir na Bolsa de Valores com consistência e obter rendimentos cada vez maiores, invista em educação financeira para construir patrimônio para um futuro mais tranquilo.

 

4º MULTIPLICAR A RENDA NA BOLSA DE VALORES

Não deixe seu dinheiro parado! Por exemplo, no FGTS o seu saldo rende 3% ao ano. Porém, esse percentual é bem baixo se comparado ao CDI, que está acima de 11% ao ano. Ou seja, no mínimo três vezes mais.

Para buscar rendimentos maiores e consistentes, você deve aprender a investir em modalidades de renda fixa e variável. Agora, se você já investe na Bolsa de Valores, aproveite o dinheiro extra para incrementar suas operações.

 

Você já conhece nossos treinamentos? Com o método da Online Traders você pode começar a investir na Bolsa de Valores mesmo sem saber nada. Veja mais neste link!

O nosso método pode mudar de vez
a sua vida financeira!

Leia também sobre: